quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Lista de fraldas - quantas pedir no chá?

Olá mamães!!

Estou participando do #DesafioVidadoBebe e o 3 item da lista é sobre fraldas! No instagram falei um pouco sobre a minha experiência com as fraldas que utilizei e utilizo, quem quiser ver, Clique aqui porém, na época do chá de fraldas fiquei um pouco perdida em relação a quantidade/tamanho de fraldas que deveria pedir.


A ideia de fazer uma lista de fraldas é receber o carinho dos amigos na forma de um estoque de fraldas para o bebê, certo? Assim, tudo o que você deseja é que esse estoque seja bem aproveitado, sem desperdício (nada pior do que ter um monte de fraldas P e descobrir que metade dos pacotes nem serão usados, porque seu bebê nasceu grande!). Por isso, é fundamental conhecer três coisas: o gasto diário de fralda em cada fase do bebê, o tamanho de fralda mais indicado para cada peso e as curvas de crescimento dos bebês, para saber qual é o peso médio deles em cada idade.

Encontrei essa tabelinha e achei interessante. Mas entendam, é apenas uma média!





Sobre esse gasto diário de fralda, eu usaria essa média abaixo:

Gasto diário de fralda do bebê (tendo como referência minha experiência pessoal e a de outras mamães)
– Até 2 meses de vida: de 8 a 10 fraldas por dia
– De 3 a 6 meses de vida: de 6 a 8 fraldas por dia
– De 6 meses a 1 ano: 6 fraldas por dia
– De 1 a 2 anos: 4 a 6 fraldas por dia

No meu caso eu sempre fiquei no limite superior, pois a Gio sempre fez bastante cocô! Então a troca de fralda é bem constante. Isso pode variar bastante de bebê para bebê (para complicar ainda mais o nosso cálculo).

Assim, para o meu chá de fraldas, convidamos mais ou menos 100 pessoas no total! Para as pessoas que eu tinha quase certeza que iriam, pedi as fraldas P e M que eu usaria mais no início, para as pessoas que eu não tinha muita certeza que iria, pedi tamanho G.

Fiz a seguinte divisão:
RN - pedi apenas 2 pacotes (um para cada vovó) depois comprei mais 2 pacotes porque ela nasceu prematuro e acabou usando um pouco mais de RN.
P - 16
M - 42
G - 24
No final das contas, as fraldas do chá duraram 10 meses! Achei excelente! Isso porque alguns pacotes da huggies azul eu acabei não usando.

Espero que essa tabelinha ajude as mamães a dividirem a lista de fraldas! Ahhh outro detalhe, algumas mamães acham deselegante colocar a marca da fralda no convite! Para não ser uma "obrigação", eu coloquei como sugestão a marca, assim os convidados ficaram a vontade para dar aquela marca ou não!

Olha só como ficou o convitinho da Gio.



                                       




                             


Beijinhos!!!

Não deixem de ver as opiniões sobre as marcas de fraldas Clique aqui


*Fonte: Algumas partes foram retiradas do Mil dicas de mãe.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

1.Descoberta da Gravidez







1 – Descoberta da gravidez
Era um domingo, o Ricardo estava trabalhando num evento e eu estava angustiada, incomodada, não sei bem como explicar! Fui almoçar na casa da minha vó como de costume, visitamos uma prima e de lá fui pra casa! No meio do caminho, sem ter explicação, parei numa farmácia e comprei um teste de gravidez! (seria o sexto sentido de mãe já falando alto?)
Cheguei em casa, fiz o teste, deixei lá em cima da pia e fui pra sala...tinha certeza que não estava, que era besteira minha...minha menstruação nem estava atrasada ainda... 5 minutos depois, voltei e tcharammmm: 2 risquinhos lindos lá!!! Não estava acreditando, fui na farmácia comprar outro teste e positivo de novo! Só sabia chorar e agradecer a Deus por esse presente!
No final do dia fui encontrar o Ricardo no evento, embrulhei os dois testes num papel e falei que tinha encontrado aquilo no bolso da calça dele e queria saber o que era (suspense..kkk) Ele olhou meio desconfiado e até cair a ficha que era um teste de gravidez demorouuuuu! A felicidade era grande demais! 04 de Agosto de 2015, o dia que tudo começou mudar nas nossas vidas!



** Olhem o comentário do papai: Lembro muito bem q demorou muito pra eu entender oq era...Estava em meio de uma loucura trabalhando....Mas quando entendi oq era foi uma sensação q não dá pra descrever, com toda certeza a melhor notícia que um homem pode receber.


Desafio Vida do bebê


Olha que legal esse desafio que eu recebi no instagram!! Serão 30 dias postando sobre esses itens da lista! 30 dias para nos conhecer melhor e deixar todos esses detalhes registrados! Amei!
Para quem quiser acompanhar o #desafiovidadobebe pode me seguir por la! Clique Aqui
Vem com a gente??
Beijinhos

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Hipoglicemia no bebê

Olá!!! Como já contei pra vocês a Gio nasceu prematuro (35 semanas e 5 dias) e teve que ficar na UTI Neonatal devido a uma hipoglicemia! 

Hipoglicemia significa “pouco açucar” ou baixo nivel de glicose no sangue.
Quando um bebê fica hipoglicêmico, e o problema não é tratado, ele pode ter complicações de saúde - assim como qualquer pessoa. Cada célula do corpo precisa de um suprimento de açúcar (a glicose) para funcionar.

Os níveis de açucar no sangue são regulados por hormônios, e o mais importante deles é a insulina. A insulina ajuda o corpo a armazenar açucar e distribui-lo conforme a necessidade.
A maioria dos bebês nascidos a termo e não prematuros costuma ter esses níveis saudáveis e consegue compensar com facilidade as quedas normais no nivel de açucar no sangue.
Mas se o nível de glicose no sangue fica abaixo do recomendável, o bebe pode ficar mais apático, molinho, sonolento, com tremores nas extremidades, e corre o risco de ter convulsões. Se a glicose no sangue permanece baixa por muito tempo, podem ocorrer até lesões cerebrais.


Após o parto, a Gio foi levada para o berçário e lá diagnosticaram a hipoglicemia. Para elevar o nível de açúcar no sangue dela, eles deram fórmula artificial. Não foi suficiente, por isso ela foi encaminhada para a Uti Neonatal onde passou a se alimentar por sorinho. No segundo dia eles tiraram ela do soro, e ela respondeu bem! A partir daí voltaram a oferecer fórmula artificial, pois eu ainda não podia amamentá-la, devido aos remédios que eu estava tomando. No terceiro dia eu comecei a tirar o leite na coleta da maternidade, e ela passou a tomar o meu leite. Vou fazer um post só sobre amamentação! 

A forma de se tratar a hipoglicemia é exatamente manter o nível de açucar no sangue regulado, ou seja, amamentar com frequência! 
Por isso, em caso de prematuro, no primeiro mês de vida, é indicado que não se ultrapasse mais de 3 horas sem amamentar! Claro que tudo deve ser conversado com o pediatra. 
Existe o problema do bebê ficar sonolento, molinho, e não querer mamar! Nesses casos, o indicado é ficar mexendo no bebê para que ele acorde e mame..em alguns casos, tirar a roupinha do bebê para mantê-lo acordado! Eu tinha que ficar mexendo no pezinho dela nas primeiras semanas, pois ela dormia no meio da mamada! E como ela teve um quadro de hipoglicemia meu medo era muito grande! Então seguia a risca o que a pediatra falava!
No segundo mês de vida, já não havia mais a necessidade de ficar acordando ela! Ela ganhou peso adequado, e estava saudável! Mas adivinhem? Claro que ela continuou acordando a cada 3 horas para mamar...kkkkk 
Mais alguma mamãe passou por essa experiência de hipoglicemia?
Fonte: BabyCenter

Instagram: www.instagram.com/ariane_gio/

Icterícia Neonatal

Vocês já ouviram falar da Icterícia Neonatal?
A Gio nasceu prematura e teve que ficar na UTI devido a uma hipoglicemia...depois de 3 dias na UTI foi detectada a Icterícia! Como mamãe de primeira viagem, de prematuro, na UTI...me desesperei...mas não há necessidade de desesperar mamães! 

Mais de 50% dos bebês saudáveis e absolutamente normais fica com a pele amarelada nos primeiros dias depois de nascer. Se isso acontecer com seu bebê, não é preciso se apavorar, mas é preciso falar com o pediatra.
Como o pico da icterícia costuma acontecer entre o segundo e o terceiro dia, a condição normalmente é diagnosticada e tratada na própria maternidade. Mas, se o bebê já estiver em casa e você notar o amarelo na barriga ou nas pernas do bebê, telefone para o seu médico ou leve-o de volta ao hospital para um exame.
No caso de um bebê nascido depois de 37 semanas de gravidez, dentro de uma semana as bochechinhas dele devem estar rosadas de novo. No caso de prematuros, pode demorar um pouco mais, foi o caso da Gio que se estendeu por quase 2 meses! Mas fizemos o acompanhamento, fizemos exames para ter certeza que estava tudo bem! 

Como aparece a icterícia?

A icterícia aparece no bebê saudável quando o sangue fica com excesso de uma substância chamada bilirrubina, que é produzida durante o processamento pelo organismo dos glóbulos vermelhos de que ele não vai precisar mais. Os recém-nascidos tendem a ter níveis de bilirrubina mais elevados porque possuem hemácias extras no corpo, e seu fígado ainda não consegue metabolizar o excesso de bilirrubina.
Em casos muito raros, recém-nascidos com icterícia podem sofrer danos neurológicos, mas isso só acontece quando os níveis de bilirrubina ficam extremamente elevados, portanto, fiquem calmas mamães! Mas é muito importante o acompanhamento com o pediatra!

Qual o tratamento para icterícia?

Se seu bebê estiver com a pele amarelada, o pediatra fará um exame de sangue para medir a concentração de bilirrubina e definir se o tratamento é necessário. A determinação do tratamento dependerá do dia em que a bilirrubina foi medida, do peso com que o bebê nasceu e do nível detectado, mas o cálculo é feito caso a caso e envolve alguns outros fatores.
O tratamento é feito com fototerapia -- o bebê é colocado sob luzes fluorescentes azuis que ajudam a metabolizar a bilirrubina, para que ela seja excretada pelo fígado. A criança é colocada numa espécie de bercinho de luz, sem roupa, com os olhos cobertos por uma máscara protetora.
Gio no banho de luz!
Quando a icterícia é bem leve, o médico pode indicar apenas um banho de sol de cerca de 15 minutos de manhã e à tarde, antes das 10h e depois das 16h.
**Receitinha da vovó: Dar banho de picão! É uma erva...mistura-se na água do banho do bebê!
Com menos frequência, a icterícia é causada pela incompatibilidade sanguínea entre mãe e filho (como no caso de mãe Rh negativo e filho Rh positivo) ou por alguma outra doença associada, e a hiperbilirrubinemia chega a níveis perigosos -- uma indicação disso é quando a icterícia surge já no primeiro dia. O tratamento é feito com fototerapia intensiva e prolongada e pode incluir até transfusão de sangue. Os médicos vão avaliar o bebê para descobrir o que causou a icterícia.

Como posso saber se meu filho está com icterícia?

Se você já está em casa com o bebê e está preocupada, faça o seguinte teste: num ambiente bem iluminado, faça uma leve pressão no peito da criança. Se a pele ficar amarelada quando você parar de fazer pressão, fale com o Pediatra ou leve o bebê à maternidade para um exame mais detalhado (não é preciso se apavorar). Para crianças de pele mais escura, observe se os olhos ou as gengivas estão amarelas.
É importante lembrar que a icterícia passa rápido, na maioria das vezes sozinha, e não deixa nenhum tipo de sequela, exceto em casos gravíssimos. Se tiver dúvidas, fale com o Pediatra ou telefone para o hospital em que deu à luz.
Fonte: Pediatria em foco
Instagram: www.instagram.com/ariane_gio/


Relato do Parto - Parte 2

Continuando...
Alguns minutos depois, senti uma pressão enorme dentro de mim e ela estava ali...nas mãos do meu médico querido que nos acompanhou durante todos esses meses! Mas só me acalmei quando ouvi o seu chorinho, e vi o seu rostinho pela primeira vez! Perfeita, ela era perfeita, minha! A minha filha! Eu só conseguia chorar e agradecer!
As enfermeiras a levaram para os procedimentos e eu fui para a sala do pós parto! Vi muitos relatos dos efeitos da anestesia, mas não tive coceiras, somente o tremor no corpo incontrolável! É realmente uma sensação bem desagradável!
Foram 2 horas para começar voltar da anestesia...quando fui liberada para subir para o quarto, é que veio a notícia...a Giovanna teve hipoglicemia e estava sendo levada para UTI Neonatal...ali meu mundo desabou...
Fui levada para o quarto, mas meu “pacotinho” não estava lá...eu não podia ver ela...meu marido estava no quarto e me contou tudo como tinha acontecido... só me restava dormir...dormir como? Nada mais importava...eu só queria ver ela, ficar com ela, pegar ela no colo, amamentar...e lá veio a culpa de novo...
No domingo bem cedinho a enfermeira veio para me ajudar no banho! Estava me sentindo bem apesar da dor no corte e assim que terminei de tomar café, pude ir até a Neo ver ela!
Coisinha mais miúda...dormindo, tranquila...estava só com um acesso para o soro...como teve hipoglicemia, teve que ficar no soro! Fiquei ali estática durante algum tempo só observando cada detalhe, cada pedacinho do seu corpo tão frágil, tão dependente! Até que veio uma enfermeira e a colocou no meu colo! Não conseguia parar de chorar, a emoção era tão forte que não tem como explicar! O sentimento que só quem é mãe sabe! Sim, naquele momento eu me senti mãe de verdade! Parecia um sonho...não da forma como sempre imaginei, mas não deixava de ser um sonho sendo realizado..minha filha nos meus braços!
Ali eu passava o meu dia...entre ir para o quarto para se alimentar e voltar para ficar ao ladinho dela! Comecei a tirar leite na coleta dentro do hospital...meu leite logo desceu! Mas ela ainda não podia tomar o meu leite, por causa dos remédios que eu estava tomando!
No terceiro dia, tiraram a sonda dela e começaram dar a mamadeira...no quarto dia eu já podia começar amamentar! Foi difícil, não tinha bico, ela fazia um esforço danado para sugar, não conseguia, ficava nervosa, e as enfermeiras davam a mamadeira, cada mamada meu medo aumentava, pensava que depois ela não iria querer o peito...comprei um bico de silicone e aí sim ela começou a sugar melhor, tudo foi se encaixando... ela reagiu com o leite, não teve mais hipoglicemia e na quarta-feira provavelmente já teria alta!
A quarta-feira chegou, quando fui até a Neo ela estava tomando banho de luz... para nossa surpresa ela teve icterícia, e não teria mais alta...tinha que ficar no banho de luz...


Na quinta-feira eu tive alta, mas ficamos no hospital pra eu amamentar...a verdade é que eu não queria chegar em casa sem meu pacotinho...ficamos até a noite no hospital e o momento de ir embora chegou... difícil, muito difícil...chegar em casa sem ela... lá se vinha mais um sentimento que não sei explicar... chorei...muito...a firmeza do meu marido nesse momento foi muito reconfortante, foi essencial para eu me sentir melhor! Eu tinha fé que logo ela sairia de lá, afinal era só um banho de luz...icterícia que é tão comum em prematuro!
Na sexta-feira, nada de alta....mais um dia de UTI...mais uma noite indo pra casa sem meu bebê!
Sábado...uma semana depois do parto...e tanta coisa tinha mudado..eu não era mais a mesma, eu não pensava em mais nada, nada mais fazia sentido, eu só tinha um desejo...levar minha filha pra casa! E o dia chegou! Chegamos lá, e ela não estava mais no banho de luz...as 10h o médico passava para dar o status de cada bebê...e para nossa surpresa, ela teve alta! No sábado, 19/03, após 7 dias de hospital fomos para casa! Só quem já passou por uma UTI Neo Natal sabe o que é... são marcas que ficarão pra sempre!! O tempo que passamos ali, aprendi um pouco mais sobre paciência, sobre saber esperar, sobre viver um dia de cada vez e acima de tudo sobre fé! Sem contar o amor que cresce e transborda a cada dia! Hoje estou aqui com a minha gordelícia fofuxa saudável!!! E vocês mamães, como foi o parto de vocês??? 

Instagram: www.instagram.com/ariane_gio/

Relato do Parto - Parte 1 - Cesárea



Depois de quase 1 ano consigo falar do meu parto...vou dividir em 2 posts para não ficar muito longo...
12/03/16 era um sábado quenteee, estava de 35 semanas e 5 dias! Já não estava mais conseguindo dormir direito, desde os 6 meses a Gio encaixou e ficava com o pezinho na minha costela..genteee não tinha posição pra nada!!! Tive uma gestação tranquila (com excessão dos enjôos e a saliva que não tinha fim), nada de sangramento, exames todos ok! No dia anterior tínhamos agendado a cesárea para dia 31/03.
Bati perna o dia todo...chegamos em casa, por volta de umas 18h, jantamos um belo de um lanche suculento (desejos de gravida rs)..quando fui no quartinho dela (que por sinal ainda não estava todo arrumado), senti um pouquinho de líquido escapando, na hora pensei: “Beleza, agora vou começar fazer xixi na calça” rsrs Fui ao banheiro, ok, levantei, escapou mais um pouquinho...ops, alguma coisa errada..”Amorrrrrrrrrrr, ta saindo liquido aqui” (desespero bate)...dou um passo, mais um pouquinho de líquido... é, chegou a hora... eu só não queria acreditar que era minha bolsa estourando e que ela nasceria naquele dia..prematura... o que eu tanto temia estava acontecendo! Ligamos para o médico e ele já mandou pegar as coisas e ir para a maternidade! Oi? Malas? Só a dela estava pronta...a minha, ainda faltavam tantas coisas!!! A partir daquele momento anestesiei...não conseguia pensar em mais nada, liguei o automático...só pedia para Deus para que desse tudo certo! Para que ela nascesse saudável! 
Juntei algumas peças de roupas, camisola, coloquei na mala, tomei um banho e fomos para o hospital! Todas as horas que passei vendo vídeos de gravidas arrumando a mala da maternidade foram em vão kkk não conseguia pensar em nada naquele momento! Por sorte peguei uma toalha...precisei dela para não encharcar o carro, a cada lombada, uma enxurrada que descia...chegamos no hospital, entrei com a toalha no meio das pernas, gente, serio, deve ter sido muito cômico me ver entrando na emergência com aquela toalha no meio das pernas! Até que veio um segurança (ou um anjo kkkk), moça, sua bolsa estourou?? Vou pegar uma cadeira de rodas para você! Ufaaaa!! E o marido lá estacionando o carro e pegando as malas!!! Fui levada para uma sala, onde a médica me examinou, fez o toque, estava com 3cm de dilatação! Naquele momento minha bolsa estourou de verdade...lavei a sala da médica...nunca vi tanto líquido de uma vez só! Começaram os procedimentos do pré parto!
Acho que até ali nunca tinha sentido tanto medo...foi um misto de sentimentos...medo, culpa...talvez se estivesse quietinha em casa não teria estourado a bolsa...talvez, talvez, talvez...eu só queria minha filha saudável nos meus braços!
Mais ou menos 23h subimos para a sala de parto, o anestesista foi simplesmente um anjo! Vocês sabiam que não se pode perfurar a pele onde tem tatuagem? Exatamente no local que ele precisava aplicar a anestesia eu tenho uma tatuagem! Levei umas 5 agulhadas, pois ele teve que tentar caminhos “alternativos”, acreditem ou não, não senti dor alguma! Foram 8 meses sonhando com aquele momento...e ele tinha chegado! Meu marido parecia uma maritaca, não parava de falar, se me perguntar hoje o que ele falava, eu não sei responder, e ele? Também não rsrsrs 
Continua....
Instagram: www.instagram.com/ariane_gio/